Início ESPORTES Arena Kite Brasil 2016 acontece em novembro no litoral piauiense
Arena Kite Brasil 2016 acontece em novembro no litoral piauiense

Arena Kite Brasil 2016 acontece em novembro no litoral piauiense

0
0

 

Da combinação perfeita – mar, surf, velejo e voos, surgiu o kitesurf, há exatos trinta e um anos, na França. De lá para cá, o esporte só evoluiu e ganhou praticantes em todo o planeta. Mas é no clima tropical do Nordeste brasileiro que encontramos as condições ideais para a prática do kite, com ventos perfeitos e águas planas e mornas. O Piauí é hoje, um dos principais destinos de velejadores de todas as partes do país e do mundo.

Em novembro, de 18 a 20, atletas de todas as partes do Brasil desembarcam em Luís Correia, na Praia de Itaqui, para disputar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro. Apontada pelos atletas participantes de anos anteriores como a mais imprevisível e disputada, pela intensidade dos ventos, proporciona sempre um show de manobras alucinantes. O atual campeão mundial, Carlos Mario “BB”, o campeão nacional, Set Teixeira, e a tricampeã brasileira, Dionéia Vieira, são alguns nomes que já confirmaram presença ao certame, que distribuirá 10 mil reais de premiação, nas categorias freestyle e big air.

O organizador da etapa piauiense, Pedro Fontenele, explica que o evento, além de atrair turistas e movimentar o comércio da região, tem um papel de inclusão esportiva dos velejadores locais. “Todo ano, desde a primeira edição, competidores nativos participam da etapa. Nós damos condições para que isso aconteça, com apoio em hospedagem e na busca de patrocínios. É uma forma de incluir a comunidade e tornar o evento um agente transformador da realidade local”, explica.

A disputa do masculino será dividida em duas fases, classificatória, com atletas inscritos livremente, e principal, com os 12 atletas de melhor colocação no ranking da ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), em 2015, e os 12 classificados da primeira fase. Segue com disputa das oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. No feminino, o sistema é o mesmo, alterando apenas a quantidade de participantes em cada fase.

Para animar os atletas e promover um contato maior deles com convidados, parceiros e público local, serão realizadas duas festas, uma de boas-vindas, na quinta-feira (18), e a festa oficial do Arena Kite Brasil, sábado, na Pousada Coqueiro Beach. “É uma oportunidade de recreação dos atletas, interação entres eles e de aproximá-los da comunidade e dos turistas. O Arena traz esse espírito de aproximar seus participantes com os nativos e comunidade”, acrescenta Pedro.

O Arena Kite Brasil (etapa Piauí) é realizada pela ANPC, com supervisão da ABK e CBVela (Confederação Brasileira de Vela). Tem o patrocínio de Guaraville e apoio da Fundespi, Setur, Governo do Estado, Sebrae-PI, Sesc, Pousada Vila Itaqui, Pousada Coqueiro Beach e Betinho – Arquitetura e Urbanismo.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17 – Quinta-feira

Inscrições e coquetel de abertura para atletas, convidados e imprensa. Evento aberto.

Dia 18 – Sexta-feira (Classificatórias)

8h – Reunião técnica
9h – Começam as baterias. Sistema de baterias homem a homem, com eliminação dupla.

Dia 19 – Sábado (Principal)

8h às 17h – Disputa entre 24 atletas – 12 classificados e 12 ranquedos.
17h – Disputa do Big air.
22h – Festa oficial ( Sunrise)

Dia 20 – Domingo

8h às 16h – Disputas finais.
17h – Premiação

Redes sociais:
Instagram – @arenakitebrasil
Facebook – https://www.facebook.com/Arena-Kite-Brasil-788067967981440/

Entre em contato com a Redação do Portal iFloriano.com
Envie sugestões de pautas, críticas ou elogios
contato.ifloriano@gmail.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: