Início CIDADE UESPI de Floriano promove V Semana da Consciência Negra
UESPI de Floriano promove V Semana da Consciência Negra

UESPI de Floriano promove V Semana da Consciência Negra

0
0

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o Núcleo Estudos e Pesquisas Afro (NEPA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e também o Fórum de Promoção da Igualdade Racial, vai organizar a discussão do tema “Olhares Contemporâneos sobre o Racismo Estrutural: 130 anos de abolição ?”. O evento acontecerá nos dias 20 à 23 de novembro, no campus Dra. Josefina Demes, em Floriano.

A V Semana da Consciência Negra tem como principal objetivo discutir olhares plurais do racismo estrutural na conjuntura que vivemos. Além de abordar o “por quê” que esse racismo persiste com vivacidade nas instituições do país ainda 130 anos depois da abolição.

O encontro contará com mesas redondas, palestras e atividades culturais como dança africana e indígena, capoeira, maculelê, reggae, entre outras práticas remetidas à matriz africana. O primeiro dia contará com a conferência de abertura com Túlio Henrique Ferreira, Prof. Dr. em História.

A programação da semana seguirá com mesas redondas com os temas:

20/11: Relatos de pessoas das religiões de origem africana (Candomblé e Umbanda), ministrada pelo professor Cássio Santos e representantes das religiões.
21/11: Apresentação de trabalhos por alunos e ex-alunos com temas relacionados aos 130 anos de abolição e os olhares diversos sobre isso.
22/10: Mesa redonda com o tema: “A Mulher negra no Brasil Contemporâneo”, ministrada pelas professoras Alma Patrícia e Flávia Regina e a coordenadora de Secretaria de Cultura em Floriano, Lineuza Ramos.
23/10: Conferência de encerramento com o professor Solimar Oliveira.

Além dessas atividades, no decorrer de todos os dias ocorrerão um curso de Contação de Histórias a partir da literatura africana, e, também, oficinas que terão como tema Corpo da Negra e do Negro na Sociedade e Brincadeiras de Mau Gosto de cunho racista.

Para o professor Robison Pereira , um dos organizadores do evento, é um momento de uma profunda reflexão e reunião para que possamos tratar as estratégias de luta contemporânea e também no futuro. “A V Semana da Consciência Negra vai nos fazer discutir acerca desse racismo presente que perpassa por todas as instituições atualmente. É espantoso que depois de 130 anos de abolição da escravatura ainda vivamos o racismo. Ele não é escancarado, mas vem de forma disfarçada e deve ser combatido, e este evento vem em prol de gerar visibilidade às lutas e resistências negro atualmente”, pontua.

As inscrições podem ser feitas dos dias 31/10 até 19/11, no campus Josefina Demes, local que ocorrerá o evento. Para ouvintes a inscrição é R$ 15,oo, com minicurso ou oficina R$ 20,00.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: