Início CIDADE Tem inicio 9º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional de Floriano
Tem inicio 9º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional de Floriano

Tem inicio 9º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional de Floriano

0
0

A abertura da nona edição do festival nordestino de cultura junina nacional na noite desta quinta-feira atraiu muitos espectadores no seu primeiro dia de realização. Várias apresentações culturais marcaram a primeira noite do evento. Os idosos do centro de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foram os primeiros a se apresentarem.

O prefeito Joel Rodrigues juntamente com o superintendente de trânsito do município, Carlos Eduardo Kalume e a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Francisca Rafaela Barros, também entraram no ritmo junino e dançaram quadrilha com os idosos.

Em seguida se apresentou o grupo cultural As Pastorinhas. Também se apresentaram o grupo corpo e alma com o espetáculo Auto do Boi Bumbá. Boi imperador da noite; o grupo junino infantil, Explosão Mirim de Floriano; Boi Brilho das nações da Fundação Pavel de Barão de Grajaú; Boi Bumbá do município de Amarante; Espetáculo da dança Portuguesa de São Francisco do Maranhão. E as quadrilhas “Junina chamego bom” de Jaicós do Piauí; Luar do sertão de Floriano Lumiar também de Floriano; Luar do sertão de São João dos Patos, Maranhão.
O cantor Ítalo Campelo fechou a noite de apresentações do primeiro dia do festival.

O diretor de cultura, Leonardo Carlos, falou sobre a importância do evento. Quadrilheiros locais foram homenageados e sentaram na mesa de honra. Oportunidade em que a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos também recebeu homenagens pelo trabalho desenvolvido na cultura florianense e pelo seu aniversário.

“Estou emocionada por ver Floriano respirar a cultura, um momento de realização, ver que a prefeitura está investindo, os grupos de Floriano comparecerendo e também de outras cidades. Um motivo de alegria e emoção. Vejo Floriano voltar a sua velha identidade cultural através dos grupos juninos. Isso me deixa com a responsabilidade de trabalhar muito mais pela cultura local” ressaltou a Secretária.

O festival é realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino em parceria com a prefeitura de Floriano através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O Prefeito Joel Rodrigues enalteceu o espetáculo que se engrandece a cada ano. “É um grande orgulho saber que aqui teremos representantes de 13 estados, que o povo osta e prestigia, são quatro dias de muita festa. Ver a alegria, o entusiasmo, o aquecimento da economia. Pra nós florianenses e que estamos à frente da gestão é iniciar com chave de ouro a programação dos 120 anos de Floriano” Joel Rodrigues.

Até o próximo domingo, 40 quadrilhas de 13 estados do Brasil se apresentam no festival. “É importante contribuir de forma direta. Porque se faz a leitura da importância dos investimentos, cultura é vida e ajuda a tirar nossa juventude da marginalidade, é uma forma direta de investimento na segurança pública por parte da integração de governo. Estamos felizes com esse evento.” Finalizou o Prefeito Joel Rodrigues.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: