Início RADAR FLORIANO

RADAR FLORIANO

topo-coluna-05

RADAR FLORIANO: Almir Reis e Silas Freire estão correndo atrás

PAPAGAIO DE PIRATA A função do Secretário de Comunicação de um município é divulgar as ações administrativas do ponto de vista da prestação de contas à sociedade, mas pelo que ando observando do novo Secretário que cuida da pasta em Floriano, não condiz nada com o que deveria ser. A função dele é apenas posar […]
LEIA MAIS

RADAR FLORIANO: Farinha pouca, meu pirão primeiro

Faz algum tempo que percebemos o não fortalecimento de novas lideranças políticas. Há um marasmo sem precedentes dos movimentos e pra variar não há uma rotatividade administrativa (apenas executiva). Sabemos do esforço coletivo que foi feito para a eleição de Joel Rodrigues à Prefeitura de Floriano, muitas pessoas se empenham e são de fato tecnicamente […]
LEIA MAIS


RADAR FLORIANO: Um mar de promessas não cumpridas

Floriano, a Princesa do Sul, já esteve no hall das cidades mais prósperas do Estado. Por anos segurou firme o título de 5° maior cidade do Piauí, mas com o passar do tempo e altos investimentos em outras cidades, ficamos para trás. Do comércio forte, herança daqueles que nos ajudaram no desenvolvimento econômico no início […]
LEIA MAIS


Floriano: uma cidade que padece no medo

Esse foi um ano caótico para os florianenses. Assalto a mão armada, sequestro relâmpago, tiroteios, roubos e invasões quase que diárias. Me recordo de um assalto no polo das universidades (entre a UFPI e UESPI) em que um pedestre (estudante) foi abordado, assaltado e para um toque final de crueldade, os assaltantes atiraram nas suas pernas para que não pudesse reagir. Como eu soube? Estava em frente a UESPI quando os assaltantes passaram atirando para o alto como cena de faroeste e numa tentativa clara de intimidar a plateia que assistia atônita. Leia o artigo completo!


 

Cadê o dinheiro que tava aqui?

Servidores da Prefeitura Municipal de Floriano se reuniram para deliberar sobre a situação do município. Uma das pautas, uma paralisação geral. Já se reuniram com outros tantos membros da prefeitura e nenhum deles acalmou os ânimos do pessoal. Gilberto Junior garantiu uma conversa com os servidores que acreditam ser mais maleável, ou seja, o melhor caminho. Oras, se eles não estavam conversando com o Prefeito, quem estava tomando as decisões? Quem acertar ganhar uma estrela na testa por ser inteligente.

ENEM à pau

Entra ano e saí ano e o ENEM não pode passar sem nenhum grande conflito. Esse ano nas escolas ocupadas pelos estudantes em protesto tiveram o ENEM suspenso, Operação da Polícia Federal… O que muito me estranha é que nas Eleições Municipais, essas mesmas escolas estavam ocupadas, mas o pleito eleitoral não foi suspenso como vocês sabem, só transferiram as urnas para outras instituições. Estranho né? Porque não usaram o mesmo esquema? Prioridades meus amigos, prioridades!

A ferro e fogo

Depois de uma campanha acirrada Gleydson Resende (PCdoB) tirou umas longas férias. Agora, além de ter a mesma sigla do Governador do Estado, Flávio Dino, ele se comprometeu em melhorar as condições da cidade de Barão de Grajaú. Venhamos e convenhamos que um prefeito só não é reeleito se for muito ruim.

Vá em paz!

Durante um bom tempo, trabalhei na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano e pude conviver com o pessoal do ciclismo, entre os entusiastas do esporte, estava Manoel Dionísio. É estranho ver uma pessoa tão jovem partir. Manoel, foi morto enquanto treinada para as competições, as quais, bem representava nosso município. O esporte florianense está em luto!

Vitória

Almir Reis (PMDB) conseguiu fortalecer a oposição no município de Floriano, coisa que nunca aconteceu. Joel Rodrigues (PP) terá um valoroso calo (no bom sentido), pois quando temos uma oposição vigilante nosso trabalho é analisado com lupa. Assim, espero, que tenhamos uma prefeitura mais atuante e que saia desse marasmo que tomou conta dela nos últimos 4 anos.

Folia de Momo

Estamos pertinho do carnaval e a pergunta que não quer calar: Vão continuar utilizando o mesmo esquema dos últimos anos ou farão a versão 2.0 da festa? Eu sou totalmente a favor da folia de momo continuar na Av. Beira Rio, mas temos que resgatar também nossos incríveis arrastões. Sei que a equipe da nova gestão vai ter uma trabalheira danada pra agradar todo mundo. Na minha humilde opinião, só quero que Floriano, nossa Princesa do Sul, volte a outorgar o titulo de melhor carnaval do Piauí que perdemos a alguns anos, o que é bem triste!

*Allan Aquino é produtor cultural, militante político ligado ao movimento LGBT, social e estudantil. Nascido em Água Branca é apaixonado por Floriano. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí tem como área de interesse geopolítica. Aquino escreve sobre política, atualidades e cultura todas as quartas-feiras.


 

QUEM ME VIU, MENTIU…

Depois de uma campanha cheia de altos e baixos, uma grande liderança da política de Floriano aproveitou pra descansar. Certo ele!! Já dizia o ditado popular: Se nada der certo, vou chorar em Paris (literalmente).

MÁS NOTÍCIAS

Que situação lastimável está acontecendo no nosso Estado. Prefeituras estão parando pelas demissões em massa que estão acontecendo. Prefeitos não reeleitos estão enxugando ao máximo as folhas e os eleitos demitindo aqueles que não os apoiaram. Que feio gente! Mas lembrando que demissões oficiais só podem acontecer 3 meses depois do dia da eleição. Sinto cheiro de processos…

SEM SABER O QUE FAZER

Tem político em Floriano que está com a mão na cabeça… Um chegou a me confidenciar que não sabe o que vai fazer no próximos meses, pois no Brasil é assim, quando uma eleição acaba, nossos políticos já estão pensando na próxima! Esse meu confidente está em uma “sinuca de bico” já que não foi reeleito e o candidato a prefeito perdeu. É isso que dá ter a política como única fonte de renda… Perdeu playboy!

FESTIVAL DE CINEMA

O Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões ta chegando, na minha simplória opinião, o segundo maior evento cultural de nossa cidade (só fica atrás da Paixão de Cristo, do Grupo Escalet) e junto com esse grandioso evento, o Piauí Mix, que trás os melhores nomes da música piauiense. O festival vai acontecer de 16 à 20 de novembro, tendo como palco principal o Teatro Maria Bonita. Vamos conferir…

CRISE? QUE CRISE?

Não existe crise quando o assunto é entretenimento. Semana passada aqui em Floriano, Aviões. O maior show que a Princesa do Sul já viu. Estrutura de primeira. Em Oeiras, Marilia Mendonça. Em Picos, Wesley Safadão. E o resultado de tudo isso? Casas de show lotadas! Milhares de pessoas que deixaram seu rico dinheirinho nas biblheterias dessas festas. Uma fonte em Picos me assegurou que tinha gente comprando uma garrafa de wisk por 400 reais e jogando o copo pra cima. A crise meus amigos, está em nossa cabeça.

*Allan Aquino é produtor cultural, militante político ligado ao movimento LGBT, social e estudantil. Nascido em Água Branca é apaixonado por Floriano. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí tem como área de interesse geopolítica. Aquino escreve sobre política, atualidades e cultura todas as quartas-feiras.

________________________________________________________________________________

TRANSIÇÃO?

A realidade bateu na porta da Prefeitura Municipal de Floriano logo no início da semana quando o atual prefeito Gilberto Junior recebeu o prefeito eleito Joel Rodrigues (PP) e sua equipe de transição. Equipe essa que já são velhos conhecidos das administrações anteriores do Deputado/Prefeito. Uma equipe experiente dentro da gestão que vem com um discurso de transformação. Estranho né?

14711290_911774252286977_4061289279161253949_o
ENFIM, FÉRIAS!

Depois de incansáveis meses, o deputado estadual Joel Rodrigues (PP), eleito para o cargo de prefeito 2017-2020 de Floriano decidiu tirar férias, enfim! Sempre me pergunto se ele não dorme. Muitas vezes se faz presente em eventos e reuniões até tarde e às 6h da manhã já está atendendo seus correligionários. Mas decidiu tirar um tempo para si, ele merece, afinal, ninguém é de ferro. Márcia agradece por aproveitar seu marido por uns dias (a sós).

13679882_872647316199671_6110912116146153515_o
A PORCA COMEU

Que a porca comeu muita gente, já sabemos. Mas o que tem de gente agradecendo por pouco é incomum. Eu, no lugar de alguns estaria com muita raiva. Promessas não cumpridas, falta de palavra dada e os “compromissos” que foram firmados, soube de candidatos em Floriano que fizeram “listinha” de até 700 pessoas e na urna não apareceu 200 votos. Fica um grande impasse: Ou os eleitores estão ficando mais espertos ou os políticos mais burros?

APOSTA (IN)CERTA

Neste “toma lá, dá cá” que foi a política de Floriano muita gente apostou no cavalo errado. Deu tiro pela culatra. Baixou as calças antes da hora. Deixando os trocadilhos de lado, tem muita gente com a mão na cabeça sem saber o que fazer. Pedindo licença poética pra colocar meu última ditado popular por hoje… “Rapadura é doce, mas não é mole não”

HISTORINHA PRA BOI DORMIR

Quem acreditar que alguns membros da atual equipe da Prefeitura estão conformados está mentindo. Nos acostumamos com o poder rápido e alguns (para não citar um único nome) deve está sem conseguir dormir. Tão cedo não sobe ao poder! Mas nós florianenses temos a memória fraca, nunca é bom apostar nesse tipo de coisa.

SEMANA DA CRIANÇA

Fiquei lembrando da minha juventude com tantas opções culturais pra criançada nessa semana. Floriano, considerada uma das cidades mais culturais do Estado, volta a colocar peças infantis nessa semana tão mágica. Então não deixem de ver “A bruxinha que era boa” um clássico de Maria Clara Machado da Companhia Os Tais de Teatro, (Será no teatro Maria Bonita – dias 12, 14, 15 e 16 de Outubro) e “O mágico de Oz” também da trupe Os Tais de Teatro, seguindo a mesma programação do anterior só que nos horários de 17h e 18h. Se você é comerciário, pode levar seus filhotes para o Clube do SESC também. Lá a festa para a criançada acontece nesta quarta-feira, 12 de outubro, à partir das 09:00h. Aproveite pra paparicar seus filhos!

O AVIÃO VAI POUSAR

Se tem um comentário nas redes sociais e na boca do povo é a festa que vai acontecer dia 18 de outubro em Floriano. Aviões, além de um repertório novo, trás a Solange Almeida estreando um cabelo loiríssimo. Não que isso importe, mas o último show que fui de Aviões organizado pelo Sistema Alvorada de Comunicação foi inesquecível. Falando nisso, as festas organizadas por eles não tem falha e geralmente os artistas não adoecem. Então, podem ir preparados pra ver o sol raiar.

*Allan Aquino é produtor cultural, militante político ligado ao movimento LGBT, social e estudantil. Nascido em Água Branca é apaixonado por Floriano. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí tem como área de interesse geopolítica. Aquino escreve sobre política, atualidades e cultura todas as quartas-feiras.

712 – SETECENTOS E DOZE

Uma nova forma de se fazer política surgiu nas eleições 2016 em todo o Brasil. Uma campanha mais midiática, baseada em ataques, com multidões nas ruas e várias surpresas, a maior de todas: A votação acirrada em Floriano. Almir Reis (PMDB), foi audacioso e trilhou seu caminho. Percebemos claramente durante esses 45 dias que o opositor de Joel Rodrigues (PP) estava empenhado em garantir o posto de próximo prefeito de Floriano e não ganhou por pouco. Pra quem estava acostumado com larga diferença de votos, a galera do 11, deve ter ficado com dor de barriga quando começou a apuração. Urna a urna a eleição ia se desenhando, mas não foi fácil. Como diria um grande amigo: “É melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso”.

O CURIOSO CASO DE BILÚ

Claudemir Rezende Barros, o Bilú (PMDB), foi eleito com 1.032 votos, a maior votação da Câmara de Floriano em 2016. Para a surpresa de muitos (inclusive a minha), o até então açougueiro/advogado não era muito conhecido na política de Floriano. Pasmem! Alcançou o que muitos aleijavam, a cadeira na câmara e a massagem no ego de ter sido o mais bem votado.

FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR

Sabemos bem que quando os país se aposentam os filhos tomam conta de sua herança. Dessa vez em Floriano, um pai e um irmão conseguiram transferir seus postos. Liacir Cesar (PR), irmão de Lauro Cesar, conseguiu conquistar sua vaga na câmara de Floriano. E em seguida, Dessim (PR) filho do vereador Carlos Antonio, também fixou sua estadia naquela casa. Vamos esperar pra ver!

NÃO CONSEGUIU

Seria trágico se não fosse cômico, que um ex-prefeito de uma cidade não consiga se eleger nem pra vereador. Dessa vez Floriano não elegeu o José Leão (PSD), o que teria feito (ou não teria feito) o “ainda” vereador pra não continuar naquela casa? Mas atentai bem, como diria Mão Santa: “No fundo do poço da política tem uma mola”.

"Deu ruim" para o ex-prefeito e atual vereador de Floriano, José Leão (PSD).
“Deu ruim” para o ex-prefeito e atual vereador de Floriano, José Leão (PSD).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DE VICE À VEREADOR

Da popularidade de Salomão Holanda (PRB) ninguém duvida, em 2008, foi eleito o mais bem votado com 1.324 votos, em 2012, foi eleito vice prefeito pela chapa de Gilberto Junior, e agora reeleito vereador para o mandado 2016-2020 com 605 votos, 10° lugar pela ordem decrescente de votos. O que terá acontecido com nosso vice? Espero que ele recupere o fôlego nesse próximos quatro anos e venha bombando nas próximas eleições.

A TRANCOS E BARRANCOS

Em Floriano, nas últimas eleições, quem não tinha mais de mil votos, não garantia sua cadeira na casa. Em 2012, por exemplo, 8 dos 14 vereadores tiveram mais de 850 votos. Nessa eleição (2016) apenas 01 (um) vereador ultrapassou a casa dos mil votos, e apenas dois tiveram mais de 850 votos. Estamos presenciando o surgimento de novas lideranças que vão dar igualdade as eleições no nosso município? Ou a eleição realmente está ficando mais justa? Lembrando, que o último colocado em número de votos, o vereador Fabio Braga (PSB), obteve apenas 489 votos… Quase não vai!

MARINHEIRO DE PRIMEIRA (E ÚLTIMA) VIAGEM

Em 2012, o vereador Carlão (PDT) foi a grande surpresa. Conseguiu ser eleito na rabeta, mas dessa vez sua popularidade parece que não o elegeu… Com apenas 354 votos ele ficou bem mais atrás do que esperava. Talvez por não ter nenhum grande padrinho político ou por ainda estar fresco na memória do florianense, as viagens do digníssimo parlamentar e as inúmeras faltas nas sessões (em agosto do ano passado foi o fuxico da vez). Até hoje tenho o “meme”… Enfim, sua não eleição, pra mim, não foi nenhuma surpresa. É uma pena, pois sempre nos acostumamos fácil com o que é bom.

Vereador Carlão posa com moçoila na badala praia de Copacabana em agosto de 2015. Foto:Internet
Vereador Carlão posa com moçoila na badalada praia de Copacabana em agosto de 2015. Foto:Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Allan Aquino é produtor cultural, militante político ligado ao movimento LGBT, social e estudantil. Nascido em Água Branca é apaixonado por Floriano. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí tem como área de interesse geopolítica. Aquino escreve sobre política, atualidades e cultura todas as quartas-feiras.