Início OPINIÃO OPINIÃO: Floriano completa 120 anos e uma homenagem a Natividade Monteiro
OPINIÃO: Floriano completa 120 anos e uma homenagem a Natividade Monteiro

OPINIÃO: Floriano completa 120 anos e uma homenagem a Natividade Monteiro

0
0

Certa vez, aprendi que devemos homenagear e lembrar sempre das pessoas que fazem parte da história e contribuíram de alguma maneira para nosso desenvolvimento.

É uma maneira de dizer “obrigado” em memória, pra deixar marcado a importância da pessoa em questão e não in memorian. Nesse sentido, após ver e analisar uma semana de realizações, inaugurações, festa e um novo ciclo de desenvolvimento pelo qual Floriano voltou a viver e como forma de respeito por nossa História decidi que enquanto o Portal iFloriano existir, iremos homenagear uma personalidade viva da cidade para destacar seu papel no desenvolvimento da Princesinha do Sul.

E neste primeiro ano, nada mais justo do que destacar o papel que a educação teve na minha formação cidadã e crítica. Do maternal até a 5ª série, estudei em escola particular. De quatro irmãos, somente eu, o mais velho, teve esse privilégio. O papai quis assim, mas a mamãe achou justo me colocar na escola pública, afinal não sou melhor do que ninguém. Ela sempre faz questão de me lembrar disso. Manter o ego abaixo dos pés.

Da 1ª a 4º série, fui aluno da Escola da Mônica, uma das mais tradicionais escolas de Floriano e que é liderada por uma mulher que contribuiu para a educação de milhares de pessoas: Dona Natividade ou tia Natividade. Em setembro de 2017, Tia Natividade vai completar 80 anos e trinta e sete deles dedicados à educação. Não digo por mim, mas por uma legião de alunos que ajudou a formar com ajuda de uma equipe de professores dedicados e comprometidos: Muito obrigado!

Tenho ótimas lembranças dessa época, uma delas é o hino de Floriano cantado na sua voz. Muita gente, ou essa nova geração pode até não saber, mas tia Natividade também canta. E muito bem. Agora imagine aí fazer uma garotada decorar a letra de um hino municipal que poucos conhecem de verdade? Pois ela conseguia, ao menos na minha época!

“Os seus filhos estudando e trabalhando

Um sonho intenso sempre acalentando

De vê-la afinal em promoção triunfal

Do Piauí definitiva capital.”

Hoje, zapeando pela página do Facebook da Escola da Mônica, ver que uma nova geração está à frente do projeto que começou em 1980, fico feliz e orgulhoso de ter passado por essa instituição. Feliz por vê-la sorridente nas imagens rodeada de crianças que sei também que um dia serão gratas. A vida é assim, temos que agradecer sempre, pois não há maior prova de experiência do que olhar o seu passado e ver que tudo vale a pena e a educação que meus pais sonharam para mim, coisa que eles não tiveram oportunidade, foi acertada.

Floriano hoje completa 120 anos. Algumas coisas melhoraram, outra não. Mas estamos seguindo em frente. Uma coisa não podemos negar, Floriano continua sendo a capital da educação no Piauí e parte dessa glória se deve a dedicação de pessoas como Natividade Monteiro da Silva que dedica sua vida a transformar a vida de outras pessoas.

“Pelo nosso belo rio Parnaíba

Que Deus criou para nossa ventura

Vem de cima vem

Vem de baixo vem

Vem do meio essa mistura da fartura.”

*Jornalista e cientista político, Denilson Avelino é editor-chefe do Portal iFloriano.com. Foi repórter da Rede CBN (Central Brasileira de Notícias) no Piauí. Vencedor de algumas premiações, como o Prêmio Piauí de Reportagem, Avelino já passou pelas redações do Sistema de Comunicação de Picos, Rede Meio Norte e Revista Fecomércio. Escreve sobre cotidiano, sociedade, política e tudo mais que der vontade. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *