Início EDUCAÇÃO Dossiê 30 anos: Uespi lança documento histórico para a instituição

Dossiê 30 anos: Uespi lança documento histórico para a instituição

0
0

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou na manhã desta sexta-feira (22) o “Dossiê Uespi 30 anos”. A solenidade ocorreu no auditório do Pirajá, campus Poeta Torquato Neto. O documento apresenta um mapeamento intelectual de professores, pesquisadores e estudantes a respeito de ações ao longo dos 30 anos da Uespi.

Com o objetivo de divulgar pesquisas e escritas acadêmicas, o dossiê se consagra em um documento que faz parte das séries de ações alusivas ao aniversário da instituição. Reúne pesquisas acadêmicas na perspectiva histórica do ensino, pesquisa, extensão, inovações tecnológicas e científicas que foram relevantes para o estado e para a construção de uma sociedade melhor.

A ocasião deu início com a apresentação do coral da Uespi. Estiveram presentes autoridades da Uespi, como o reitor Nouga Cardoso e a vice Bárbara Melo, junto aos pró-reitores da Universidade e a demais organizadores.

O reitor do Nouga Cardoso destacou a importância da instituição ter um documento que conte sua história. “É muito relevante também a participação de pessoas de diversos segmentos na construção desse material. Estamos muito felizes com esse momento”, afirma.

O pró-reitor de Extensão, Raimundo Dutra disse que o dossiê traz o registro da história de trinta anos da Uespi, a respeito do trabalho que a Uespi tem desenvolvido nesse percurso, no campo de pesquisa, ensino e extensão. “É um trabalho esse que tem contribuído para o desenvolvimento do Piauí. São artigos desde professores a pessoas da comunidade em diversos aspectos”, comenta.

Os processos de avaliação dos trabalhos foram realizados através da escolha de artigos, que nasceram de pesquisas de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí (Parfor) e resultados advindos de monografias, dissertações e teses. De acordo com as diretrizes do edital de lançamento, publicado em 2016, os trabalhos foram avaliados a critérios exigidos do edital.

O projeto, que tem como comissão organizadora do material a professora Ana Cristina Meneses, o professor Raimundo Dutra de Araújo e a professora Clarissa Sousa de Carvalho. As informações foram digitalizadas e, posteriormente, serão publicadas em formato de livro.

A professora Ana Cristina Meneses diz que a diversidade de temas é uma grande característica do dossiê. “Nós encerramos hoje o dossiê, que é um trabalho de dois anos, um conjunto de textos de professores da Uespi, alunos, egressos e demais funcionários. São propostas que fazem parte da nossa universidade. São temas ligados a memória, praticas educativas, saúde e tantas outras temáticas importantes”,destaca.

A professora Rosangela Assunção publicou um artigo no dossiê sobre as discussões que fez no doutorado. “O artigo faz parte da minha discussão de doutorado na qual eu estudo a relação da Adcesp Uespi com reitoria e governo em período de greves. Mas esse artigo eu falo sobre o desenvolvimento da Uespi no período de 2003 a 2012, nele eu trabalhei com quatro entrevistas, a do professor Nouga, da professora Valéria, professor Daniel Solon e professor Carlos Alberto pegando a visão desses atores sobre o desenvolvimento da Uespi ao longo desses anos. Nós trabalhando a questão da melhoria salarial, a condição de trabalho, a parte de regularização da Uespi”, finaliza.

O dossiê está publicado em versão online no site da universidade, no site da biblioteca e professor e aluno online. Também pode ser acessado aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: