Início CIDADE Conselho da Juventude vai realizar seminários em municípios estratégicos do estado

Conselho da Juventude vai realizar seminários em municípios estratégicos do estado

0
0
Vicente Gomes acredita que conselhos municipais são importantes para a elaboração de políticas públicas (Foto:Ascom Cojuv)
Vicente Gomes acredita que conselhos municipais são importantes para a elaboração de políticas públicas (Foto:Ascom Cojuv)

O Conselho Estadual dos Direitos da Juventude, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), planeja realizar o Seminário de Formação e Participação dos Espaços de Controle Social Juvenis nos municípios de Parnaíba, Campo Maior, Picos, Floriano, Esperantina, Corrente e Uruçuí até o final do ano. As pautas são o Estatuto da Juventude e o Plano Estadual da Juventude. Além disso, os conselheiros pretendem dar orientações às lideranças jovens dos municípios sobre editais e outros benefícios que eles podem buscar.

De acordo com o presidente do conselho, Venício Moura, a necessidade do seminário surgiu a partir de demandas apresentadas ainda na 3ª Conferência Estadual da Juventude, realizada em 2015. “Queremos realizar o seminário em dois dias, em cada cidade. Nossa meta é dialogar sobre o estatuto e o plano estadual, de modo a publicizar essas informações para quem realmente interessa, que é a juventude com idade entre 15 e 29 anos. Em um segundo momento, realizaremos uma oficina sobre os espaços de controle e participação social da juventude”, explicou o presidente.

Os municípios selecionados foram sedes das conferências realizadas no ano passado. Segundo Moura, são municípios que ainda carecem de informação, mas ao mesmo tempo tiveram grande mobilização em torno da conferência. Outra perspectiva do grupo é estimular a criação de conselhos municipais de juventude. Das cidades citadas, apenas Picos e Floriano têm conselhos de juventude.

O coordenador da Cojuv, Vicente Gomes, disse que a formação de conselhos é muito importante na elaboração de políticas públicas e também como agente de fiscalização. “Infelizmente, a mobilização da juventude no interior do estado ainda é morna. A Cojuv quer contribuir para um maior engajamento do jovem na construção e execução de políticas públicas para a juventude”, disse Gomes.

O conselho

O Conselho Estadual dos Direitos da Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, permanente e que tem como objetivo assegurar o exercício dos direitos individuais e sociais da juventude, tendo sido criado em 27 de dezembro de 2006, por meio da lei estadual nº 5.618.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: