Início ECONOMIA Conjuntura Econômica revela safra agrícola recorde no Piauí
Conjuntura Econômica revela safra agrícola recorde no Piauí

Conjuntura Econômica revela safra agrícola recorde no Piauí

0
0

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) divulga, nesta terça-feira (08), a Conjuntura Econômica e Social do 1º trimestre de 2017. Os dados do Piauí, sobre as diversas variáveis, são comparados com o 1º trimestre de 2016 ou com outros estados do Nordeste e com o Brasil, para uma melhor análise.

Segundo o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, o acompanhamento da Conjuntura Trimestral é muito importante neste momento de crise, pois as repercussões dessa turbulência nacional no Piauí são divergentes, já que, em alguns aspectos, o estado é atingido por ela e em outros consegue se resguardar. “Por exemplo, os serviços públicos: água, luz e esgoto continuam crescendo. A arrecadação, apesar de uma pequena redução no fundo de participação, se manteve e, sobretudo a produção agrícola, potencializou não só a cultura do agronegócio, como a soja e o milho, mas deu uma melhorada nos outros produtos. A novidade é que, por causa da crise do ano passado, a exportação da soja foi menor e a cera de carnaúba ganhou o seu espaço, ficando em primeiro lugar na pauta”, explicou Medeiros.

O estudo mostra uma safra agrícola recorde devido ao bom inverno e à retomada da expansão da soja e do milho, por outro lado há uma queda significativa no comércio varejista, além do aumento da inadimplência no estado. Quanto às exportações, a da cera de carnaúba supera levemente a da soja. Já, o mel continua aumentando as exportações, mas a castanha do caju permanece estagnada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *