Início PIAUÍ Cepro publica estudo do Índice de Vulnerabilidade Social do Piauí
Cepro publica estudo do Índice de Vulnerabilidade Social do Piauí

Cepro publica estudo do Índice de Vulnerabilidade Social do Piauí

0
0

O Índice de Vulnerabilidade Social do Piauí (IVS) reúne uma série de indicadores sociais, agrupados em três dimensões – Infraestrutura Urbana, Capital Humano e Renda e Trabalho – de forma a destacar diferentes situações que permeiam a exclusão e a vulnerabilidade social nos 12 territórios de desenvolvimento do estado. O estudo foi realizado pela fundação Cepro e encontra-se disponível no site da instituição.

Segundo Sofia Laurentino, coordenadora de Monitoramento de Políticas Públicas da Cepro, a importância da análise do IVS é complementar a do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM). Enquanto o IDHM demonstra como está sendo o desenvolvimento no estado do Piauí, o IVS identifica as vulnerabilidades dentro dos territórios. “Precisamos entender como o estado está se colocando em termos de exclusão social, em termos de pobreza, de vulnerabilidade de uma forma mais ampla, para identificarmos as fragilidades e as potencialidades do Piauí na hora da elaboração do planejamento e do desenvolvimento das políticas públicas”, explicou Sofia.

A partir do estudo foi possível verificar que o Piauí assume a 16ª posição do ranking geral do IVS entre os 27 estados do país, e teve uma redução da vulnerabilidade no período de 2000 a 2015. Inicialmente, em 2000, apresentava um indicativo considerado muito alto (0,551) e, em 2015, a vulnerabilidade do estado cai, registrando um IVS baixo (0,285).

Em relação ao IVS de Infraestrutura, o Piauí assume o ranking de 6º lugar entre os estados brasileiros, com índice de 0,144 no ano de 2015, havendo uma redução do número de 0,385 em 2000, passando em 15 anos de uma situação considerada de média vulnerabilidade para muito baixa. Nesse subíndice, o estado aproxima-se da dimensão do IVS de Infraestrutura Geral do Brasil, que é de 0,214, também de baixa vulnerabilidade.

No IVS de Capital Humano, o Piauí assume a 21ª posição entre os estados brasileiros no ano de 2015, com um índice de 0,359, classificado como médio. Verifica-se que houve uma significativa redução da vulnerabilidade nos últimos 15 anos no cenário piauiense, que assumia um índice avaliado em muito alto em 2000, com 0,636, para médio.

O IVS de Renda e Trabalho é a dimensão com maior índice de vulnerabilidade no Piauí, com 0,352, classificado no ano de 2015 com média vulnerabilidade social, fazendo com que o estado assuma o 19º lugar no ranking brasileiro. O IVS neste índice sofreu redução expressiva nos últimos anos, ao apresentar o índice de 0,632 em 2000, avaliado como vulnerabilidade muito alta.

Acesse aqui o trabalho completo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: