Início EDUCAÇÃO ARTIGO: Eles são africanos?
ARTIGO: Eles são africanos?

ARTIGO: Eles são africanos?

0
0

por Zé Daniel*

Em agosto, tive a oportunidade de assistir à peça Hamlet: O Preço da Vingança, do Projeto Resgarte. A adaptação do clássico de Shakespeare tinha como cenário um reino africano e mesclava danças tribais, cores e costumes de Angola. O protagonista da estória, Kilumba, era um jovem príncipe que buscava vingar a morte de seu pai, o rei, em uma saga marcada por traição, vingança, incesto e corrupção.

Durante a apresentação, uma moça sussurrou: “Eles são africanos? Não parece!”. A atitude ingênua e estereotipada da moça me fez pensar: qual é a diferença entre brasileiros e africanos? Qualquer pessoa poderia prontamente responder que é a cultura, a língua ou até mesmo o fator geográfico. Contudo, o que os atores angolanos, que falam português, deixaram evidente é que há menos diferenças entre eles e nós que costumamos imaginar.

A imagem depreciativa associada ao negro tem sido constantemente desconstruída pela atuação dos movimentos sociais em favor da valorização de uma nova perspectiva, na qual o afro-brasileiro é tido como protagonista. Nesse contexto, a moça do teatro ao dizer aquilo não levou em consideração todas essas transformações citada, talvez por ignorância.

Muitas instituições já possuem programas específicos para combater tais atitudes, no nosso campus, por exemplo, a atuação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi tem sido fundamental para a divulgação da cultura negra, resgatando os vínculos África – Brasil. Ações como oficinas de turbante e roda de conversa sobre o cabelo cacheado elevam a autoestima dos alunos e ajudam a quebrar estereótipos. Por fim, resta a dúvida: O que não nos faz africanos?

14525002_1124622004286358_77924926645260346_o*Zé Daniel é redator do jornal InFonews e monitor de Filosofia no IFPI-Campus Floriano. Escreve sobre temas sociais e também sobre filosofia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: